Nas últimas semanas, a cidade do Porto, em Portugal, venceu o galardão de Melhor Destino de Cidade do Mundo 2022 nos World Travel Awards, os “Óscares” do turismo. A pequena cidade no norte de Portugal venceu a destinos populares como Nova Iorque, Londres e Dubai.
Neste momento, certamente estará a tentar perceber o porquê desta atribuição e o porquê de visitar o Porto. Sendo assim, nós apresentamos-lhe 5 razões para o fazer e oferecemos-lhe ainda uma dica importante para a sua experiência ficar completa – a visita ao Alto Douro Vinhateiro.
Percorra o caminho do Rio Douro desde a Foz até Trás-os-Montes e viva uma experiência citadina e campestre, tudo em apenas uma viagem. Desfrute do que esta região tem de melhor para lhe oferecer e fique a conhecer um pedaço de Portugal. Conheça os porquês de visitar o Porto e o Alto Douro Vinhateiro.
1. Uma experiência gastronómica e vínica de alta qualidade
A gastronomia portuguesa é, por muitos, considerada uma das melhores do mundo. Sendo assim, a cozinha portuense não é exceção. Se planeia visitar o Porto e ainda não incluiu experienciar os sabores dos pratos típicos da cidade, então recomendamos que o faça o quanto antes.
A “Francesinha” é o “must eat” para qualquer turista que visite a cidade do Porto. Trata-se de uma sanduíche composta por diferentes carnes, queijo, ovo e banhada com um molho especial que não encontrará igual noutro lugar. São vários os restaurantes e tabernas espalhados pelas ruas do Porto onde poderá degustar este famoso prato, mas estes são os espaços que apresentam as receitas mais consensuais.
Não pode deixar passar a sua visita ao Porto sem comer as tradicionais “Tripas à Moda do Porto”. Este prato típico da cidade, para além de agradar ao paladar, carrega consigo um forte pedaço de história. É que há vários séculos os portuenses viram-se obrigados a usar as miudezas de carne que sobraram na cidade para se poderem alimentar, sem saberem que acabaram por criar uma iguaria. Além disso, este mesmo prato deu a alcunha de “Tripeiros” aos portuenses. Atreva-se a experimentar esta combinação de sabores intensos na sua visita ao Porto!
Por último, mas não menos importante, o vinho.
Visitar o Porto e o Alto Douro Vinhateiro e não provar o célebre “Vinho do Porto” seria um erro de principiante.
Recomendamos que faça uma visita às caves localizadas em Vila Nova de Gaia, na outra margem do Rio Douro, mas não se deixe ficar por aqui. Para uma experiência gastronómica 360, viaje até ao Douro Vinhateiro, região classificada como Património Mundial da UNESCO. Lá poderá assistir às origens do Vinho do Porto e prová-lo nas melhores quintas. Revelamos-lhe mais abaixo como pode chegar até lá.
2. Visitas e estadias memoráveis no Alto Douro Vinhateiro
Se neste momento está a desenhar o seu roteiro para o fim de semana no Porto, não se pode esquecer de incluir a visita ao Alto Douro Vinhateiro. Embora esta região esteja localizada a 135 km a norte da cidade do Porto, tanto a viagem como o destino farão valer cada segundo do seu tempo.
O Alto Douro Vinhateiro localiza-se no nordeste de Portugal e possui cerca de 26 mil hectares cheios de cenários idílicos de onde saem os melhores vinhos portugueses. Curiosamente, é a mais antiga região vitícola regulamentada do mundo! Certamente não foi por mero acaso que, em 2001, a UNESCO atribuiu o estatuto de Património Mundial da Humanidade a esta região.
Tendo isso em conta, são vastos os porquês de visitar o Douro Vinhateiro.
- Primeiramente, porque terá a possibilidade de contemplar a passagem do magnífico Rio Douro através dos muitos miradouros presentes na região.
- De lá vai poder maravilhar-se com o vasto vinhedo e os socalcos nas margens do Douro.
- Depois, poderá visitar as quintas desta região e vivenciar in loco as conhecidas provas de vinhos.
- Além disso, caso visite o Douro Vinhateiro em setembro/outubro, conseguirá experienciar a época das vindimas e quem sabe participar na colheita das uvas.
Definitivamente, são fortes as razões por que deve visitar o Alto Douro Vinhateiro. Para chegar até lá através do Porto pode fazê-lo por três formas – de carro/autocarro, de comboio num cruzeiro e claro, com a Deltatur. Esta última opção é das mais requisitadas pelos milhares de turistas que visitam o Alto Douro Vinhateiro durante o ano.
Se prefere uma visita com menos pessoas e mais privada aproveite a oportunidade única de navegar pelo Douro acima e ver as melhores quintas da região, com uma das três opções para ver o Douro com a Deltatur.
Se está no Porto, terá disponível transfers privados de gama premium (Jaguars e/ou Mercedes) para realizar o transbordo do cais até à sua estadia. Além disso, uma agradável prova de vinhos bem como uma prazerosa refeição com harmonização vínica num restaurante com cozinha de autor espera por si, com o Douro Luxury Tour.
Precisa de mais motivos para visitar o Alto Douro Vinhateiro?
3. Panoramas de encher o olho e espaços verdes agradáveis
O Porto é uma cidade urbana e metropolitana, mas, em simultâneo, possui lugares que nos fazem encher as vistas. Para começar, a zona da Ribeira do Porto. É um dos locais mais “instagramáveis” e quando lá estiver perceberá o porquê. A paisagem do Rio Douro à sua frente, com as caves do vinho do Porto na outra margem e a Ponte D. Luís mesmo ao seu lado é algo que deve ser apreciado pelo menos uma vez na vida.
Além disso, para uma visão mais panorâmica da cidade, recomendamos a subida à icónica Torre dos Clérigos. É possível que não encontre um melhor enquadramento para a cidade do Porto do que este. Depois disso, sugerimos que dê um passeio de 15 minutos a pé até aos Jardins do Palácio de Cristal, onde conseguirá admirar novamente o Rio Douro e a Ponte da Arrábida. Tudo em conjunto com o verde da natureza e os pavões e patos que por lá habitam.
Por último, para os amantes dos espaços verdes, recomendamos a visita ao Parque de Serralves, ao Jardim Botânico do Porto, ao Parque da Cidade e também ao Jardim do Morro, já do lado de Vila Nova de Gaia, mas logo após passar o tabuleiro superior da Ponte D. Luís.
4. Vasto património cultural, histórico e arquitetónico
Desde há muito tempo que a cidade do Porto é procurada por pessoas dos quatro cantos do mundo pela sua riqueza histórica, cultural e arquitetónica. A cidade “Invicta” – título dado devido à sua invencibilidade perante tentativas de invasão no século XIX – foi, inclusive, Capital Europeia da Cultura em 2001.
Para iniciar sugerimos que faça a travessia pedonal da Ponte D. Luís, projetada no século XIX por Gustave Eiffel, o mesmo engenheiro outrora responsável pela construção da Torre Eiffel. Depois, poderá embelezar os seus olhos na Estação de São Bento, um dos sítios mais emblemáticos da cidade. Após sair da estação, bem perto de si, terá a Avenida dos Aliados, a Torre dos Clérigos e a Sé do Porto. Todos eles espaços que serão relevantes na sua visita ao Porto.
Se pretende fazer compras durante a sua visita ao Porto e assim sentir a azáfama habitual da zona comercial da cidade, recomendamos que passe pela Rua de Santa Catarina e também que entre no tradicional, mas renovado Mercado do Bolhão. Durante o percurso, pare no Café Majestic e deleite-se não só com a ementa, mas também com a beleza e requinte do espaço.
Por último, recomendamos incisivamente a entrada na Livraria Lello, principalmente para os apaixonados por arquitetura, pois é um espaço que deixa qualquer um de boca aberta. Além disso, mesmo abaixo da livraria, nas Galerias de Paris, é possível aproveitar a vida noturna que a cidade do Porto tem para lhe oferecer, com imensos bares e discotecas abertos diariamente.
Tome nota:
- Ponte D. Luís
- Estação de São Bento
- Avenida dos Aliados
- Torre dos Clérigos
- Sé do Porto
- Rua de Santa Catarina
- Mercado do Bolhão
- Café Majestic
- Livraria Lello
- Galerias de Paris
5. Cidade acessível, segura e hospitaleira
A cidade do Porto está cheia de motivos para ser visitada por todos. Em relação à acessibilidade por transportes, a cidade está inserida numa área metropolitana com mais de 2000 km2. Além disso, o aeroporto do Porto localiza-se a 20 minutos de carro ou a 40 minutos de metro do centro da “Invicta”. Caso pretenda sair do centro do Porto, pode também usar o comboio. Tudo isto a um preço acessível.
Juntamente com a acessibilidade dos transportes existe a acessibilidade dos preços. É verdade quando dizem que o Porto é das cidades mais baratas para se visitar. Em 2021, o barómetro “City Break Cost Index” classificou a cidade “Invicta” como a sétima mais barata do mundo para se visitar. Mais uma forte razão para reservar a sua estadia e visitar o Porto.
Quanto à segurança, segundo o “Global Peace Index” de 2021, Portugal é o quarto país mais seguro do mundo, o que faz da cidade do Porto uma das mais seguras para se visitar. Para além disso, os portuenses são reconhecidos como pessoas afáveis e hospitaleiras, sempre prontas para ajudar todos os seus visitantes.
Portanto, todas estas razões já o fizeram reservar a sua visita ao Porto e ao Alto Douro Vinhateiro, correto? Não espere por uma boa altura, pois todas as épocas do ano são excelentes para realizar esta viagem. Visite o Porto e visite o Alto Douro Vinhateiro!